Header Logotipo
  • Tipos de Avarias

  •   Avaria Nº 1

    Entrada de objectos estranhos pela admissão

    A entrada de objectos estranhos pelo compressor, ocasiona dobragem ou ruptura das alhetas da roda do compressor.

    Avaria Nº 2 

    Entrada objectos estanhos pela turbina

    Ruptura das alhetas da turbina por entrada de objectos estranhos originários do motor, válvulas do motor, segmentos de pistão, guias de válvulas, pistões fundidos, assentamentos de válvulas, troços de fundição do colector de escape, porcas, parafusos, anilhas, etc.

     Avaria Nº 3

    Sujidade no óleo

    Riscos distribuídos uniformemente no perímetro das superfícies internas e externas dos casquilhos, superfície do eixo da turbina, anilhas e corpo do core (cartridge), produzidas por óleo contaminado.

    Avaria Nº 4

    Falta de Óleo

    Desgaste nas superfícies internas e externas dos casquilhos, corpo do core (cartridge), desgaste na superfície do eixo da turbina e anilhas de fricção, coloração azulada no eixo.

    Avaria Nº 5

    Depósito de óleo carbonizado



    Acumulação de óleo carbonizado causado pela utilização de óleos não aptos para o modelo do motor, ou trocas tardias de óleo.

    Avaria Nº 6

     

    Desequilíbrio

    O desequilíbrio ocasionado pelo desgaste prematuro dos casquilhos é ocasionado pelas avarias 1 e 2,  e ainda pelo excesso de depósitos nas alhetas do compressor e turbina.  

    Avaria Nº 7

    Perdas de óleo

    As perdas de óleo podem produzir-se por vários factores:

    Segmentos de pistão defeituosos,

    Funcionamento do turbocompressor em pressão de óleo zero,

    Pressão de gases de escape no cárter demasiada elevada,

    Drenagem de óleo ao cárter entupido,

    Nível de óleo muito alto,

    Filtro de Ar muito sujo,

    Acumulação no interior do corpo de depósitos de óleo carbonizado,

    Excesso de viscosidade do óleo utilizado.

    Avaria Nº 8

     

    Excesso de Rotação (overspeed)

    O excesso de rotação produz-se por várias causas:

    Válvula BY-PASS (Hasget) defeituosa ou mal calibrada,

    Incorrecta aplicação do turbo ao motor,

    Prova do turbocompressor em vazio.

    Avaria Nº 9

    Aumento de temperatura

    O aumento de temperatura é produzido pelo mau funcionamento do sistema de injecção (excesso de débitos) ou fora de ponto do motor.

    Avaria Nº 10 

     

    Assobio

    A maioria dos assobios são produzidos por fugas nos circuitos de escape e admissão.

    É muito importante que estes estejam estanques com o exterior.

    O ruído de uma sirene é sintoma de desequilíbrio no core (cartridge) do turbo.

  • Marque Revisão